quarta-feira, 22 de abril de 2009

Vantagens de permanecer acima do peso


Olá! Vi no blogue do desafio da LuFrancesa um artigo da revista brasileira Dieta Já sobre as emoções e o emagreciemento. E de facto faz muito sentido.

O que mais me prendeu foi a parte em que se discutem as "vantagens de permanecer acima do peso". Pensando de uma maneira mais superficial, quais são as vantagens? Comer tudo o que me apetece sem pensar, pois já estou gordinha mesmo? Parece ser a única, mas...

Uma vez fiz uma lista com as vantagens e as desvantagens de emagrecer ou de ter um peso normal. A parte das vantagens de ter um peso normal, tinha mais items que a parte das desvantagens, claro. Mas... Será que analisei todas as supostas desvantagens?

Ao ler este artigo, lembrei-me de algumas coisas que me tinham dito acerca da obesidade e da resistência que às vezes fazemos ao emagrecimento e que nos vamos sabutando, porque não vemos mesmo o que está lá no fundo. E que as vantagens de estar acima do peso (que ás vezes não queremos identificar, ou queremos negar) às vezes são tão confortantes, mesmo dizendo a todo o mundo que queremos emagrecer, e não o fazemos realmente. E que o processo de emagrecimento só vai até ao fim, se a nossa lista de vantagens de não estar acima do peso for maior que a das desvantagens, para assim, conscientemente fazermos a escolha e irmos até ao fim!

Já me tinham falado que permanecer com excesso de peso, podia ser como um escudo de protecção. Na altura percebi. Mas hoje li o artigo em baixo e acho que vou reflectir mais sobre isso. Sobre os meus medos. Explorar mais esse lado e fazer a minha lista de vantagens e desvantagens com todo o coração. Poderá ser isso que me está a travar.


Aqui está o artigo:


Emoção x emagrecimento

Quando os sentimentos entram em cena é importante ficar atenta ao apetite. Isso mesmo! Além da comida, colocar no prato as carências pode minar seu regime e, sobretudo, o objetivo de manter-se magra. Quem explica é o psicoterapeuta dr. Marco Antônio De Tommaso, da Universidade de São Paulo (USP)


Por que, normalmente, as pessoas recorrem à comida para equilibrarem as próprias emoções?

O alimento não é só nutrição. É uma forma de afeto em nossa vida. Começa, inclusive, na relação que a criança estabelece com a mãe oralmente, quando ainda é um bebê. Nesta fase, quando chora (por motivo de fome, dor, sono, calor, frio ou sede), lhe é oferecido o seio ou a mamadeira. É constituída, então, uma relação precoce: emoção-comida. Assim, o alimento passa a reduzir (em curto prazo) a ansiedade. Já na idade adulta, esta "compensação" leva muitas pessoas a buscarem no que consomem uma forma de atenuar suas emoções negativas.


Então sentimentos como: insegurança, baixa autoestima, rejeição, dentre outros, precisam estar "bem resolvidos" antes de iniciar a dieta?

Se a pessoa utiliza a comida como redutora dessas emoções, sim. Ao menos deverá cuidar delas, durante o regime. Se ela come por ansiedade, por exemplo, tem de tratá-la, se quiser emagrecer.


De que forma?

Cada caso deverá ser individualizado. Para alguns, a adoção de formas de relaxamento e mudanças no estilo de vida já apresenta resultados benéficos. Já para outros, a psicoterapia é uma importante auxiliar.


Muitas vezes, a dificuldade maior não reside "apenas" no emagrecimento e, sim, em permanecer magro. Por que isso ocorre?

Quem é gordo e emagrece não é magro. ESTÁ MAGRO. E só se manterá nesta condição enquanto estiver vigilante com a balança, preservando hábitos saudáveis. Logo, o objetivo deve ser: permanecer com a silhueta afinada e não apenas fazer "mais uma dieta" para perder determinado peso por algum tempo.


Por que algumas pessoas "sabotam" o regime? Quais os fatores que desencadeiam tal conduta?

No processo de emagrecimento, muitas vezes, ela deseja conscientemente emagrecer, mas inconscientemente resiste a isso. A explicação pode estar nos "ganhos" que ela obtém permanecendo acima do peso


Quais seriam estas "vantagens"?

É como se, inconscientemente, a gordura corporal funcionasse como um escudo de proteção. Só para exemplificar, há episódios de mulheres que engordam para neutralizarem a própria sensualidade (por insegurança ou outras questões psicológicas, a pessoa "enfeia-se" para poupar-se de experiências afetivas). Outras justificam a timidez devido ao sobrepeso: "Sou tímida porque sou gorda". Neste caso, esta pode ser uma desculpa para que ela não resolva tal acanhamento, justificando, assim, o seu afastamento social. Há ainda pessoas que fazem da preocupação com o sobrepeso uma maneira de ignorar os outros problemas de sua vida (enquanto se inquietam com o emagrecimento, "esquecem" das outras dificuldades). Se estas questões não forem "trabalhadas", podem gerar uma resistência significativa ao processo de perda de peso.


" Emagrecimento se baseia em três fatores: reorientação nutricional, atividade física e equilíbrio psicológico"



Quais as "fontes de gratificação" que a pessoa deve buscar para evitar os excessos alimentares?

Primeiramente ela precisa compreender que a comida é apenas um prazer, e não o único prazer existente na face da Terra. Ou seja, há outras formas de satisfação. Para aproveitá-las é necessário ressocializar-se: um encontro com os amigos, uma caminhada ou outras formas de entretenimento. Sobretudo, resgatar atividades que goste de fazer ou habilidades que realiza com competência. Abandonar o autoisolamento, que muitas vezes o quadro de obesidade impõe, é fundamental.


Mesmo com a dieta, nem sempre vestir o manequim sonhado acontece no tempo que se espera. Como o ritmo de emagrecimento deve ser compreendido?

Cada um tem o seu. Por isso, é importante cuidar do processo, o que significa comemorar cada vitória conquistada, seja qual for o tamanho dela. Enfim, é fundamental valorizar todas as etapas, alimentando a própria autoestima e bem-estar. Tornar-se magra será uma consequência.


Os "diários alimentares", utilizados para registrar o que é consumido, bem como para identificar os 0fatores estimuladores do apetite são recomendados?

Este procedimento é essencial para descobrir as razões, além da fome, que levam a pessoa a se dirigir ao prato. Muitas vezes, a simples anotação permite uma reflexão: "É fome?" Está provado que quem faz este tipo de monitoramento irá ingerir 20% menos do que comeria se não o fizesse. No entanto, este controle deve ser honesto, ou seja, deve se anotado o que efetivamente foi ingerido.


Quais as atitudes a serem adotadas por quem deseja um emagrecimento eficaz?

É importante aliar controle nutricional, atividade física e equilíbrio psicológico. Além destes princípios, válidos para todos, é importante ressaltar que o emagrecimento exige comprometimento do "candidato". Uma das crenças que a pessoa obesa deve combater é a de que ela é um agente passivo. Acredita que apenas o médico, o nutricionista, o psicólogo, o educador físico ou o remédio irão emagrecê-la. Na realidade, é ela quem deve assumir a responsabilidade pelo emagrecimento, se quiser obter sucesso.


Fonte: Dieta Já


Beijinhos e boas reflecções

4 comentários:

Anónimo disse...

Para mim a única vantagem de estar acima do peso é comer o que me der na real gana,lol. Se formos a ver não é vantagem nenhuma, mas sabe bem. Enfim...
Força aí nesse objectivo dos 5kg que vamos conseguir ;o)
Beijinhos

Anabela disse...

Dianinha,
Ontem fui tomar café com a organizadora do almoço dos obesos, a Gina, aquela pessoa que hoje é apelidade de madrinha por muitas pessoas que optaram por mudar de vida. Quero muito que ela disponibilize o filme que nos dedicou para tu veres.
Fazia-te bem e ias adorar te juntar a nós.
Há um sonho de criarmos uma associação, tem muitas pernas para andar!
Este 7º encontro mobilizou 150 pessoas (soube ontem o número certo) e algumas faltaram...a proxima vez que faremos um encontro assim será em Junho, uma caminhada, e vai ser lindo!
Vantagens em ser gordo?? NENHUMAS...
Ainda ontem falavamos disso por uma ou duas pessoas com quem eu convivo diariamente...uma diz que faz dieta, mas depois espalha-se a comer de tudo, assim que apanha a opurtunidade...a outra, 1 vez por semana, come bemmm, faz sopinhas nos molhos, come as sobremesas que houverem, mas assim .
"ah no bolo de chocolate, vou tirar uma fatia pequena, 1 dedo~"+"do pudim, vou comer uma colher de servir, meto caramelo senão não passa"+ "morangos??? pois, ponho uma colherzinha de natas"
Ora, com franqueza, isto não é dieta nem na China!!
E depois é, "eu não consigo emagrecer, eu evito e não consigo" EVITA??????????? lol
Pois, pensar que já que estou assim, mais um pouco não faz mal, essa forma de pensar é que nos fez chegar nos 3 digitos....numa semana vem um kilo, depois 2, fim do mes chegaram num total de 5...e depois pensamos..."ah ginásio e eu recupero" ...outra grande ilusão...
Por isso, vantagens?? É manter a RA com alguma asneira 1 vez por semana NUM DESLIZE e não um conjunto de deslizes.
Força minha querida!
Beijos de carinho

Algodão Doce disse...

Olá!
Dá que pensar...

A única vantagem é comer, comer, comer...

Beijinhos doces e bom fim-de-semana.
Algodão Doce

♥ Mila Wander ♥ disse...

Oiiii

ameeeeei essa pesquisa, muito boooa!

um beijao garota, tudo de melhor pra vc!