sábado, 18 de abril de 2009

O poder das palavras


Olá!

Muitas vezes dizemos coisas que o nosso inconsciente vai registando e que podem prejudicar o processo de emagrecimento. Há palavras ou expressões que podem ser substituidas por outras, levando-nos a ter uma atitude mais positiva e de controlo, durante o processo. As palavras são poderosas! Podem influenciar aquilo que fazemos e o que sentimos. Mesmo quando são ditas por nós.

Por exemplo, eu não gosto de dizer que estou de dieta. Para mim, a palavra dieta tem uma conotação de restrição. Quando me perguntam se estou de dieta, digo que não, que apenas tenho uma alimentação equilibrada, ou mais saudável.

Claro que a palavra dieta refere-se aos hábitos alimentares de alguém e há vários tipos de dieta (hipocalórica, hipercalórica, vegetariana, etc). Mas normalmente a palavra dieta é usada popularmente quando alguém se refere a uma dieta hipocalórica. E quantas vezes se oferece algo de comer a alguém e nos respondem "Não posso, estou de dieta". Essa frase até me dá arrepios! Porque já a usei muitas vezes há anos atrás e porque o facto de dizermos "não posso" retira-nos o poder de decisão. Parece que nos estamos a privar de algo que se não "estivesse de dieta" poderiamos comer. Prefiro dizer "não quero". O "não quero" dá-me poder. Eu decidi que não quero! E não fico a remoer. E claro que depois de se dizer a alguém que se "está de dieta e não se pode", esse alguém pode começar a fazer uma série de perguntas, pode começar a tentar controlar a nossa alimentação, pode tentar sabotar, pode começar a dar "aqueles" conselhos que toda a gente acha que deve dar a quem está a "fazer dieta". E... não há paciência! Mas isto é a minha opinião e aquilo que prefiro fazer, com a consciência do impacto que pode ter em mim.


Exemplos de expressões a mudar:


"Não quero" em vez de "não posso" (Assim, a opção é nossa; o poder da decisão foi feito por nós. O "não posso" impõe a restrição de algo que queriamos comer)


"Quero emagecer" em vez de "preciso emagrecer" ou "preciso perder peso"(Querer algo faz-nos mover, é algo da nossa vontade. Para além disso, a palavra perder tem uma conotação de privação e a palavra preciso, de obrigação)


"Estou gorda" em vez de "sou gorda" (Ser é um estado permanente/definitivo, estar é momentâneo)


"Sei que vai dar certo" em vez de "espero que desta vez dê certo" ( Se dissermos que sabemos, não há dúvida)


Sei que há mais umas quantas expressões que se pode mudar e adoptar uma atitude mais positiva. Como por exemplo expressões que nos rebaixam e vitimizam. Há vários livros na área da psicologia que costuma abordar estes temas, não necessáriamente ligados ao processo de emagrecimento.


Beijinhos

2 comentários:

Algodão Doce disse...

Olá!
Interessante o teu post...e tens toda a razão!

Espero que esteja tudo bem, eu cá estou para mais um recomeço :)

Beijinhos e continuação de um optimo fim-de-semana.
Algodão Doce

**Má** disse...

Concordo com vc gatona... As palavras tem poder... em tudo na nossa vida, pra emagrecer, pra estudar, pra trabalhar, pra conviver... É importante alimentarmos bons pensamentos... positivismo... Um ótimo restinho de semana pra vc!!!!