sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

O chocolate


Olá! Hummm, esta semana não tenho feito uma alimentação correcta e ainda não fui ao ginásio desde domingo!!! Tenho andado com muitas coisas para fazer e pouco tempo. No entanto, espero não ter engordado. Se não perder peso, pelo menos que mantenha o actual! É engraçado como sinto mesmo falta de fazer actividade física, nem me sinto a mesma hehehe.


Uma coisa positiva, é que tenho conseguido identificar quando sinto aquela vontade compulsiva de comer e perceber (mais ou menos) o que está "por trás" das minhas emoções, para poder evitar comer compulsivamente e resolver o que vai cá dentro, sem recurso à comida.

Há umas semanas decidi comprar uma tablete de chocolate. Ficou cerca de uma semana num armário da cozinha e nem lhe toquei porque não tinha vontade. Numa tarde, lá me apeteceu. Até ao fim do dia, consegui comer metade da tablete de chocolate. Já passou uma semana e ainda não toquei na metade que sobrou. Ainda não tive vontade. Mais uns tempinhos e o chocolate ficará todo rançoso, mas enfim... isto serviu para me testar. E fico contente. Há 3 meses atrás, comeria 1 ou 2 tabletes de chocolate em poucos minutos, e todos os dias se pudesse.

Eu tenho noção que existe uma linha muito ténue entre o controlo e o descontrolo total. E foi isso que me impediu de comer o resto da tablete no dia em que a abri. E é isso que tenho em conta todas as vezes que abro o amário e penso se de facto me apetece mesmo comer o chocolate nesse momento.

Na maioria das vezes, o meu instinto ainda é comer tudo até ao fim, mesmo que não apeteça... por isso, tenho que ouvir o meu organismo e dizer à minha mente: PÁRA!

Aqui vão umas definições:

Motivação é quando se tem um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejo por trás das suas acções. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta.

Persistência é uma ideia firme e constante de algo que se pretende fazer, mesmo na presença de incómodos ou dificuldades.
A persistência é uma virtude fundamental para o sucesso, pois fortalece a vontade e a atitude das pessoas. Ser persistente não é uma tarefa fácil — é normal encontrar obstáculos e querer desistir. A rotina, o desânimo e o medo das mudanças contribuem para agravar as dificuldades.

2 comentários:

Algodão Doce disse...

Olá linda!
É mesmo verdade sem motivação nada se consegue.
Parabéns por teres passado no teste do chocolate :)

Sim, o exercício físico sempre compensa alguns disparates, por isso espero que recomeçes quanto antes, ajuda mesmo!!

Beijinhos e bom fim-de-semana!
Algodão Doce

Anabela disse...

Ai minha querida!!
chocolate sabe tão bem, mas faz tão mal!!
Engorda e a mim faz dores de cabeça....mesmo assim, porque não resistimos e nmão recuisamos o chocolate??? credo, k tentação!!
Olha, desculpa não ter estado mais presente aqui e nos outros blogs, mas a vida está a voltar ao normal, graças a Deus!