sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Dicas para cozinhar sem gordura


A minha alimentação tem andado bastante desregulada. Tenho comido fora com muita frequência, não tenho tido tempo de cozinhar, nem de ir ao ginásio. Mas a partir da próxima semana tudo se irá compor. Espero eu, claro, porque vem aí o Natal. Mas acho que vai dar para controlar a alimentação. Desde que não coma em excesso e que pratique AF, tudo irá correr bem!




Dicas para cozinhar sem gordura


Como diminuir significativamente o conteúdo calórico de uma refeição? Simples, cortando nas gorduras. Cada grama de gordura fornece 9Kcal! Mas claro que uma alimentação saudável inclui gorduras (especialmente ácidos gordos mono ou polinsaturados). Saber distinguir os produtos com diferentes tipos de gordura e os seu benefícios ou malefícios é bastante importante para quem quer iniciar uma alimentação saudável.
Normalmente tiro as gordurinhas visíveis da carne (de preferência branca), opto por produtos com baixo teor de gordura e tento seguir estas regras (www.roche.pt/emagrecer):
Ao refogar- Faz-se fritar a cebola (usando o dobro da quantidade que se usaria habitualmente) numa mistura de água e gordura (pouca), que se terá sempre de ir acrescentando com mais água. Para dar mais cor, junta-se no início uma colher de chá de polpa de tomate.
(Atenção à quantidade de gordura no refogado. Há pessoas que usam tanta gordura! Tentem diminuir ao máximo)

A gratinar- Usar queijo magro ralado que se prepara adquirindo queijo magro e deixando-o secar no frigorífico uns dias, antes de ralar.
(Hummmm...)

A temperar saladas- Juntar a uma colher de chá de azeite uma boa quantidade de sumo de limão ou vinagre de vinho e ervas: orégãos, coentros… Em alternativa, preparar um molho de iogurte: Variante 1: Bater 2 dl de iogurte magro com o sumo de meio limão e 2 colheres de sopa de ervas picadas (coentros, salsa, cebolinho, etc.). Temperar com sal e pimenta. Variante 2: Bater 2 iogurtes magros com 2 colheres de polpa de tomate e 1 colher de sobremesa de vinagre. Juntar 1 dente de alho picado e temperar de sal e pimenta.
(Já me habituei a comer alguns tipos de salada sem temperar, ou então apenas com limão, sal e ervas aromáticas)

Ao assar no forno- Apara-se previamente a carne de todas as gorduras visíveis. Prepara-se uma marinada com que se envolve a carne, durante 24h, no frigorífico, em recipiente fechado. A marinada pode incluir: alho, cebola, colorau, salsa, louro, vinho branco maduro, tomate, pimenta, rosmaninho ou tomilho (para a carne de porco) ou orégãos (para a carne de vaca). Esfrega-se bem a peça de carne com esta marinada que, depois de retirada, vai a assar em forno previamente aquecido, embrulhada em papel de alumínio ( de modo a que o suco não se perca para a assadeira), em tabuleiro untado com azeite. Para dar mais cor à carne, pode abrir-se o papel no final da cozedura.

Beijinhos e bons cozinhados!

Sem comentários: