segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

Actividade Física

"Os Covardes nunca tentam, os fracassados nunca terminam, os corajosos nunca desistem."

"O pensamento positivo pode vir naturalmente, mas também pode ser aprendido e cultivado, mude seus pensamentos e você mudará seu mundo."

Norman Vincent Peale




O importante é fazer a mudança de dentro para fora. Isso sim é o verdadeiro desafio! Decidi por aqui umas dicas sobre actividade física (AF) para quem tem excesso de peso. Custa no início, mas depois é algo que acabamos por sentir necessidade, pois os resultados são maravilhosos, quer em termos de perda de peso, quer em termos da melhoria a nível cardiovascular, flexibilidade, psicológico... enfim, tudo bons motivos para praticarmos AF. Não deve ser visto como um sacrificio, mas como um "miminho" que damos a nós mesmas! Os resultados são sempre positivos.
Há quem não consiga ir aos ginásios "normais" porque não se sentem à vontade, mas agora já existem inúmeros ginásios para mulheres espalhados pelo país. Muitas delas estão lá porque querem perder peso, e acaba por ser uma motivação extra.
Há quem não goste dos "aparelhos", e que tal natação ou hidroginástica? É optimo, já fiz. Sem complexos! As pessoas que lá vão não estão lá para ver o nosso corpo. Os complexos estão na nossa cabeça. Há que ultrapassá-los. Muita vezes privamo-nos de fazer as coisas por causa do que os outros podem pensar. O que os outros pensam não é assim tão importante ou relevante na nossa vida, para nos impedir de fazer o que é melhor para nós.
Muito melhor ainda é a caminhada. Um dia destes irei por aqui um artigo sobre caminhada e contarei a minha experiência. É optimo: sem custos, acessível, não precisa de equipamento epecífico e traz resultados incriveis. Excelente para quem quer perder peso e começar a praticar AF, pois é de baixo risco e vamos adaptando a intensidade e duração à nossa condição física.

Para quem pode, uma boa estratégia é ter um Personal Trainer. Sempre é alguém que nos orienta e que nos motiva.

Neste momento vou a um ginásio "normal", porcausa dos horários, e faço exercício cardiovascular e um pouquinho de musculação. Já experiementei os ginásios para mulheres; muito divertido e motivante. Já tentei hidroginástica e natação; muito bom e relaxante. Já experiementei aulas de grupo (aeróbicas), mas agora não tenho condição física para aguentar tanto impacto e tanto tempo, mas hei-de chegar lá! Volta e meia vou a umas aulas de pilates e é muito bom. Trabalha-se grupos musculares específicos. Já experiementei umas aulinhas de yoga e sem dúvida quero um dia mais tarde praticar a sério.

Muitas vezes (de outras vezes em que disse que era desta vez que iria emagrecer) privei-me de fazer AF porcausa dos meus complexos. Mas já os ultrapassei, pois o que tenho que fazer o que é melhor para mim e começar a gostar mais de mim.

Tentem fazer sempre AF com orientação de um profissional da área. Façam check ups regulares, principalmente para quem tem muito peso em excesso, para se determinar qual o tipo de AF mais adequada e a intensidade. Muito importante!!!

Aqui vão umas dicas sobre actividade física, do site da Roche. Este site tem dicas super interessantes, calculadoras online, receitas, etc.


Actividade física (AF) para quem tem excesso de peso

"AF e alimentação saudável completam-se e não se podem substituir. Sem estarem associadas, estão condenadas ao malogro a longo prazo em termos de resultados. A AF potencia os efeitos da correcção alimentar.


A AF tem de ser frequente e regular. Esta é a característica mais importante da AF, sobretudo quando o objectivo é a perda de peso. Por isso, o ideal é cinco dias por semana. Três dias por semana é o mínimo dos mínimos e menos que três não faz sentido.


AF, para emagrecer, deve ser ligeira a moderada mas PROLONGADA. Começar com meia hora por dia até chegar a cerca de uma hora por dia (ou mais para quem puder e gostar). O ideal é gastar 2.000 Kcal por semana e nunca menos de 800 a 1000 Kcal. Existem métodos fáceis e rápidos para calcular o dispêndio calórico da marcha.


Caminhar rapidamente é a AF ideal para a maioria das pessoas que necessitam de perder peso, por ser uma AF que emagrece muito e de baixos riscos. Toda a AF é bem vinda, embora as diversas Afs difiram muito nas calorias que consomem e nos seus riscos.


Exercícios de força e de flexibilidade são úteis como complemento da marcha a partir duma certa fase do programa, mas a marcha é o mais importante."



Fonte: www.roche.pt/emagrecer

Beijinhos

3 comentários:

Anabela disse...

princesa!!!!!!!!!!!!
ADOREI o post!
Todo o texto, a foto, mas especialmente a frase do início!
Querendo mt, acreditando, com força, a gente chega, onde quiser!!!
tENHO A CERTEZA, QUE VAMOS AS DUAS CHEGAR NA META, de mão dada, bem agarrada, q a vitória é a dividir pelas 2!
beijos de mil carinhos e boa semana de sucesso e paz

**Má** disse...

Oi lindona... o brigada pela visita e desculpe ter demorado tanto pra aparecer por aqui, mas já estou me reorganizando e sendo mais assídua novamente... Que bom que está indo para a academia, eu amo de paixão... tive que sair esse ano, mas espero voltar no ano que vem pra ajudar na RA... Já te linkei e vou vir xeretar sempre por aqui... Força

Anabela disse...

Amiga, tou com saudades tuas!!!
Beijosd