domingo, 15 de fevereiro de 2009

Disciplina


Olá!

Hoje pesei-me... 102Kg!!! Não ganhei muito peso, mas perdi massa muscular, ganhei gordura e uns quantos centímetros a mais! Pensava que me ia assustar mais quando me fosse pesar. Mas sem dúvida, ganhei muitos centímetros. Amanhã regresso ao ginásio, ao registo diário de alimentação e à minha listinha de "sim" e "não" para ver como estou a progredir.

Sem dúvida que preciso de mais disciplina. Não só em termos de alimentação mas também em outras áreas da minha vida, principalmente profissional. A autodisciplina é conseguir disciplinarmo-nos a nós próprios, sem influências exteriores. Fazer aquilo que tem de ser feito, independentemente de nos apetecer ou não.




"(...)Sem autodisciplina, nada realizamos. Em seu livro The Disciplined Life, Richard Shelley Taylor define a autodisciplina como "a capacidade de regular conduta por princípio e julgamento e não por impulso, desejo, forte pressão ou costume social". Entendam que a disciplina é a capacidade de controlar, conscientemente, as circunstâncias em que vivemos. É a capacidade de controlar nossa vida.
A disciplina é um dos traços de caráter mais importantes que podemos ter. Trata-se de uma peça chave no desenvolvimento de qualquer área de nossa vida. (...)

Para desenvolver um estilo de vida disciplinado, uma de suas primeiras tarefas deve ser enfrentar e eliminar qualquer tendência de apresentar desculpas. Segundo o escritor francês Francois La Rochenfoucauld "quase todas as nossas falhas são mais perdoáveis do que os métodos que concebemos para escondê-las". Se você apresenta várias razões para justificar sua falta de disciplina, observe que elas não passam de um monte de desculpas. Se você deseja progredir, precisa enfrentá-los.
Olhe sua agenda da semana passada. Quanto de seu tempo dedicou a atividades regulares e disciplinadas? Você fez alguma coisa para crescer ou melhorar profissionalmente? Participou de atividades voltadas à saúde? Dedicou parte de sua renda à poupança ou investimentos? Se você está deixando essas coisas de lado, dizendo a si mesmo que realizará todas elas mais tarde, deve trabalhar mais na área da autodisciplina.
Organize suas prioridades. Pense em duas ou três áreas de sua vida que considera as mais importantes. Anote-as juntamente com o tipo de disciplina que precisa desenvolver para continuar crescendo e melhorando em cada área. Elabore um plano para que essas ações adquiram uma periodicidade diária ou semanal em sua vida.
Livre-se das desculpas. Anote cada razão pelo qual você não foi capaz de cumprir sua disciplina.
Leia as razões. Você deve recusá-las, pois são desculpas. Mesmo que um motivo pareça legítimo, encontre uma solução para superá-lo. Não deixe nenhuma razão que possa levá-lo a desistir. Lembre-se, só a disciplina é capaz e permitir que você obtenha o poder de realizar seus sonhos."




"Como alcançar a autodisciplina
Autoconhecimento
Para decidirmos correctamente nas acções diárias, precisamos de ter bem definido os objectivos para as nossas vidas. Por isso, é necessário reflectir e identificar os objectivos que queremos atingir. Escreva os objectivos num papel para que fiquem registados.
Determinação para a autodisciplina
A melhor forma de se manter determinado é marcar as tarefas que tem de fazer para atingir os objectivos. Arranje um calendário e marque as horas para fazer o que tem de ser feito e depois cumpra, sem falhar esse compromisso consigo mesmo.
Coragem para ter autodisciplina
Fazermos todas as tarefas importantes não vai ser fácil. Os seus sentimentos e vontades vão fazer tudo para o manter afastado do trabalho e perto do ócio.
Principalmente ao início, é necessário ter coragem para aguentar o impacto que o desenvolvimento da autodisciplina vai ter na sua vida. Depois, com as pequenas vitórias que começam a aparecer, irá ser mais fácil porque já conhece as vantagens de ser corajoso e auto disciplinado.
Auto motivação para a autodisciplina
Se for bem feito, falar consigo mesmo pode trazer muitas vantagens. Encoraje-se e motive-se quando estiver perante um obstáculo difícil pela frente. Não desista.
Cumpra este pontos estratégicos e veja em si mesmo os benefícios que a autodisciplina lhe irá trazer no Futuro."


Beijinhos


5 comentários:

Flávia disse...

Olá Dianna!

Primeiro quero agradecer pelo comentário lá no meu blog. :)
Sobre a tua pergunta...
Eu acho que nunca superamos de vez a compulsão. Eu luto contra ela até hoje. Já tive vários episódios de descontrole, de ficar patinando na dieta, de passar o dia fazendo tudo certo e à noiet detonar...Uma coisa que sempre me obriguei a fazer, por pior que estivesse minha alimentação foi me exercitar.
E acho que deu muito certo, digamos que a malhação é o fio condutor, o que não me deixa cair no abismo novamente. Eu gostei muito dos textos que você colocou aqui, eles servem para mim também, porque a disciplina, a motivação e a força de vontade não são lineares...tem horas que fraquejamos, perdemos um pouco o foco. E aí só mesmo com muita disciplina, que a meu ver e a qualidade enssencial para emagrecermos, conseguimos voltar ao caminho. Tropeços são tropeços e vão acontecer sempre. Já passei semanas sem conseguir controlar minha alimentação 100% mas sempre consegui retomar. E por pior que tenha sido minha alimentação no dia anterior, sempre acordo decidida a dar o meu melhor e fazer o possivel para voltar à rotina. Sem desculpas.

Não sei se respondi direito a sua pergunta...rsrrs
Me dá um retorno! :)

Beijos

A Borboleta disse...

Oi Diana, então querida já parei várias vezes e engordei, retomar não foi fácil(nunca é) mas o que me ajudou foi focar em meus objetivos firmes que é ficar magra...exercicios nunca fiz (só caminhava e dançava em casa)Bjos

Andréia disse...

Olha vc já vai sim chegar na casa dos 90 :)
Calma se ficar nervosa a compulsão bate e ai piora neh

Então sai pra espairecer e arejar a cabeça :) a mente e o corpo agradecem :)

bjos e tenha a disciplina como sua aliada e estou colocando ela aos poucos no meu dia a dia


bjos e uma ótima semana

Anónimo disse...

Olá Dianna, muito obrigada pelas suas palavras tão carinhosas!!! Eu vou fazer isso... afinal não prejudico ninguém, só tento ajudar! Bem, estou precisando é me ligar em mim! Adorei seu texto, tb sou mega indisciplinada!!! Não é uma coisa fácil para mim ter um comprometimento 100%. Estou sempre burlando alguma coisa que deveria fazer com mais determinação. Achei ótimo opost e vamos ocnseguir tudinho o queremos. Volte mesmo a ginástica, faz muita diferença! Bjo grande

Ana Eu! disse...

Oie!!! EStou, como você, com 102 kgs!! Nossa, achei tão legal achar um blog que tivesse uma pessoa com o mesmo tanto de quilos que eu para eliminar!! Vamos andar JUNTAS nessa caminhada, gostaria MUITO que você mantivesse contato comigo, pois temos o mesmot anto de peso para perder e eu também iniciei praticamente agora minha caminhada!!!! Aguardo seu contato, manterei as esperanças, abraço!!!