quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Para uma vida mais saudável...


Olá!!!

Hoje fui ao ginásio! Foi muito bom. Claro que tive que diminuir a intensidade, mas a pouco e pouco chegarei lá! A alimentação vai melhorando!

Na sequência do meu post anterior, aqui vão umas dicas do Portal da Saúde, uma vez que estou a iniciar a jornada para deixar de fumar, conseguir ter um estilo de vida saudável e acima de tudo ter amor à minha vida.


"Porque devo deixar de fumar?
Em primeiro lugar, por uma questão de saúde. Parar de fumar diminui o risco de morte prematura. Os ex-fumadores vivem em média mais anos do que os fumadores e reduzem o risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular, de cancro ou de doenças respiratórias graves e incapacitantes.
Vale a pena parar de fumar em qualquer idade. Os benefícios são tanto maiores, quanto mais cedo se parar de fumar.
Quais são os benefícios de deixar de fumar?
Após oito horas, os níveis de monóxido de carbono no organismo baixam e os de oxigénio aumentam;
Passadas 72 horas, a capacidade pulmonar aumenta e a respiração torna-se mais fácil;
Com cinco anos de abstinência do tabaco, o risco de cancro da boca e do esófago é reduzido para metade;
Ao final de dez anos, o risco de cancro do pulmão é já metade do verificado em fumadores, e o de outros cancros diminui consideravelmente.
Após 15 anos de abstinência, o risco de doença cardiovascular é igual ao de um não fumador do mesmo sexo e idade.
A aparência renovada, o hálito mais fresco, o travar do envelhecimento precoce e a poupança económica são factores adicionais que podem motivar a sua decisão.
Como devo proceder?
Deixar de fumar pode ser difícil. Tratando-se de um hábito com dependência física e psíquica, os sintomas de privação do tabaco nem sempre se conseguem ultrapassar sem ajuda. Planeie a sua decisão calmamente e, se necessário, recorra a apoio médico. Envolva família, amigos e colegas de trabalho no processo.
Onde posso encontrar ajuda?
Consulte o seu médico de família. Ele poderá indicar-lhe medicamentos (alguns de venda livre), cuja utilização duplica o grau de sucesso de parar de fumar, recomendar-lhe apoio psicológico ou encaminhá-lo para as consultas de cessação tabágica, disponíveis em vários pontos do país.
Conselhos úteis
Querer deixar de fumar e decidir fazê-lo são os passos mais importantes. Mas passar à prática exige esforço e auto-disciplina. Algumas rotinas poderão facilitar a tarefa:
Fixe um dia para deixar de fumar. O estabelecimento de uma data ajuda a criar um sentimento de compromisso.
Anuncie aos outros a sua decisão. Envolver os que lhe são mais próximos garante-lhe apoio e solidariedade.
Identifique os seus hábitos tabágicos. Saber em que circunstâncias fuma habitualmente permite-lhe criar estratégias para contorná-las.
Elabore uma lista de motivos para deixar de fumar e releia-a sempre que pensar em desistir.
Aprenda a reagir à vontade de fumar. Os momentos em que sente grande desejo de voltar a fumar duram apenas alguns minutos.
Faça uma alimentação saudável. Se a sua preocupação é o ganho de peso associado ao abandono do tabaco, procure substituir as gorduras, o açúcar e os alimentos ricos em sal por saladas, frutas e legumes.
Tente evitar a proximidade de fumadores, bem como os cigarros e todos os objectos relacionados com o hábito de fumar.
Pratique actividade física. Não só contribui para uma boa forma física, como ajuda a combater a ansiedade e as alterações de humor próprias dos ex-fumadores.
Com o dinheiro que poupar no tabaco, ofereça-se uma prenda que deseje há muito tempo.
Se não conseguir à primeira, nada está perdido. A recaída faz parte do processo de mudança. Marque uma nova data e volte a tentar."



Dicas para deixar de fumar - PowerPoint - 160 Kb


Beijinhos

6 comentários:

Garfieldzita disse...

Olá!

Eu sou fumadora também... é uma luta que eu ainda não tenho coragem para combater...

Parece que não tenho "aquela" vontade...

Ja consegui diminuir, o que ja não é mau... mas há certas situações que para já não me consigo ver sem puxar um dito cujo..

Força para ti

Bjokas

Da gordura à formosura disse...

Olá Dianna.
Obrigada pelas tuas palavras. Desculpa, mas não me apercebi que também tinhas tido uma fase menos boa. Às vezes andamos tão a leste que não vemos nada.
Felizmente o tabaco ou qualquer outra substância nunca me chamaram a atenção, antes pelo contrário, sempre me causaram repulsa. Acredito que a chave para abadonares esse vécio seja a força de vontade e determinação. Sei que vais conseguir.
Desejo-te muita sorte.
Beijos

simplesmente eu.... disse...

ola :)
eu sou a carla e assim como tu tb luto contra o excesso de peso e tb partilho o vicio do tabaco (!!!!)

Sabemos q faz mal è saude, q causa dependencia fisica e psicologica, mas quem fuma percebe do q falamos e quanto é dificil deixarmos este vicio...
Nao estas sozinha!!!!
Amizadelight.blogspot.com
ah pois é...vamos lutar contra tudo o q nos faz mal...
um beijinho grande...e qualquer coisa GRITA...passa la no blog ok?

Anabela disse...

Linda, tu consegues....
O peso, a gordura, o fumo, tens consci~encia, não te vou " bater" mais!
Mas pronto, sei perfeitamente que és capaz de vencer esse vício.
É mais uma etapa!
Beijos de carinho

souminhamelhoramiga disse...

Olá queridona, tudo bem?

obrigada pelo comentário lindo no meu blog! Vc é tudo de bom! Te desejo um fim de semana mt animado e que vc tenha esta mesma disposição para levar sua RA! Bjo grande!

Mari disse...

Determinação e força de vontade são as armas para combater esse mal. Força que vc vai conseguir sair desse vício q. só traz mal a sua saúde. Um ótima feriado. Bjs.