terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Deixar de fumar

Poderá haver combinação pior que ser obesa e fumar?

Pois é, dois grandes vícios, comida e tabaco. E que combinação, comer que nem doida e um cigarrinho a seguir! Partir-me toda no ginásio e achar que a resistência cardiovascular está uma bela treta porcausa do tabaco. Sentir que opto por alimentos mais saudáveis para cuidar de mim e depois lá vem mais um cigarro para estragar tudo. Que vício!

Conheço muitos métodos, desde as pastilhas e afins com nicotina ou semelhantes, aos aliados com psicoterapia, passando pela acupuntura... Sou sincera, não tentei ainda... Também não sou fumadora assim há tanto tempo! (E não é que dizer que "sou fumadora" soa um pouco estranho? Uiiii credo! Nos meus vintes e poucos, poderia jurar a pés juntos que nunca me iria categorizar assim!)

Mas tudo começa com um grande QUERER DEIXAR DE FUMAR. Tenho que ser honesta: O meu querer ainda não é muito grande. Quem fuma irá perceber. Ainda não apanhei nenhum susto a sério! E dá-me prazer. Por muito que me custe escrever estas palavras, é a verdade.

Mas sei que é algo que tenho que fazer e não posso adiar.


Acabo por substituir um vício por outro. Um prazer por outro. E às vezes sinto-me tão "agarrada" que até me surpreendo e tenho dó de mim mesma!


Algum de vocês já deixou de fumar? Partilhem algo comigo...


Beijinhos

4 comentários:

Ana Eu! disse...

Olá, amiga virtual, tudo bem? Estive olhando um pouco do seu blog e quero comentar, desde já, que o considero de excelente qualidade!!! Nossa, como você escreve bem!! Tem uma clareza e um cuidado com a escolha dos assuntos, que é uma delícia, gostei demais!! Continuemos firmes, amiga, que vamos vencer!!!

Mari disse...

Olá
Fui fumante até engravidar da 1ª filha, muitos enjoos no início da gravidez. Depois q. nasceu minha filha nunca mais voltei a fumar. Isso já tem 20 anos. Bjs

Joana Costa disse...

Ola! Vi o tema e não pude deixar de comentar...Peço desculpa se vou ser demasiado "agressiva", mas este assunto toca-me bastante, na medida em que há 5 meses atrás, quase perdi o meu pai, à conta precisamente desse vício doentio! È doentio sim! E não só pelo mal que causa à saúde, mas também pelo simples facto de ser 1 VÍCIO! Essa palavra foi "inventada", para atenuar a realidade! E a realidade não é vício, a realidade é problema! Pessoas que sofrem devido a algum acontecimento na sua vida, tendem a repetir e manter determinado acto, padecem de um mal que maioria das vezes desconhecem a sua causa, e se manifesta dessa forma! As pessoas têm problemas, então escondem-se atrás do tabaco, comida seja o que fôr, para tentarem conviver melhor com a situação e "fugir" da realidade! Eu sei do que falo, pois tive anoréxia, que posteriormente se transformou em Bulimia, da qual sofri durante 7 anos. Vomitar, parecia-me ser uma forma fácil, de esquecer e descarregar os meus verdadeiros problemas. O certo, é que isso trouxe à minha vida (se é que se pode chamar o que eu passei de vida), consequências nefastas!Ouve o teu corpo. Ele dá-te todas as respostas que precisas. Se estás a sentir isso através do exercício, é um sinal de que deves parar! Eu senti de diversas maneiras: manifestou-se por meio de depressão, tentativas de suícido, desmaios, dentes desvitalizados, cabelo/pele/unhas fracas. Não ignores esses sinais, porque são eles que te podem fazer parar enquanto podes! È preferivel morrer...para ceder a um "prazer"? Pensando bem...Desde quando destruir a própria vida pode ser considerado prazer? O tabaco mata! E eu tenho o exemplo disso através do meu pai. Também pouco cuidado tinha com a alimentação, aliado a muitos anos (fumava desde os 10 anos) de "fumo", resultado - È um doente cardiaco para o resto da vida! Pensa bem, se queres daqui a uns anos, estar entre a vida e a morte, ou na pior das hipóteses morrer, ir ao hospital fazer cateterismo cardiaco, e aí...Viveres dependente do hospital, condicionando e limitando a tua vida a todos os níveis! Eu já fiz a minha escolha! Parei de vomitar, porque QUERO e PRECISO de viver! E tu? Vais esperar até quando para tomares a decisão? Resposta ao teu post: Há pior combinação que tabaco + obesidade? - SIM!!! Não ter amor à vida + Entregar-se aos "prazeres" e esquecer a saúde! Beijo enorme* Desculpa se pareci muito dura com as palavras...Mas pode ser que comecem a fazer sentido para ti. Assim o espero! Joana*

Joana Costa disse...

Fico muito feliz por teres aceite as minhas palavras da melhor forma possível! Embora a intenção fosse sinceramente a melhor, sem te querer criticar, com o propósito fundamental de te tentar levar à razão...Podias não ter levado para esse lado (estando no teu direito) e sentires-te mal. Só por isso, fico muito feliz! Podes contar comigo para tudo o que precises! E de facto, é uma situação que me é muito próxima e familiar, por varios membros da familia, nao so o meu pai, inclusive uma das amigas que está e participa no meu blog, a Carla, passa pela mesma situação que tu - luta contra o peso/tabaco! Beijinho Diana, e qualquer coisa, estarei aqui :)* Joana