segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Caminhada


Olá!!!



Desde já quero agradecer os comentários e as referências ao meu post em alguns blogs! Fico muito feliz que as minhas palavras possam tocar alguém!


Estou a tentar regressar à minha alimentação normal e actividade física regular. Não está a ser assim tão fácil. Mas lentamente vou lá. Noto que tenho mais apetite por doces (acho que comia todos os dias durante a quadra festiva), mas lentamente vou fazendo o desmame hehehe! Em relação à actividade física, estou a recomeçar com calma e irei dia sim dia não ao ginásio.


Pesei-me na semana passada e qual não foi o meu espanto quando vi que só aumentei um quilo! Até me pesei 3 vezes para me certificar, mas pelos vistos a balança está certa. Noto é claro que não estou tão firme, porque não fui ao ginásio e as tais caminhadas que disse que ia fazer, só fiz uma vez!


Num post sobre Actividade Física, disse que iria falar sobre a minha experiência com caminhada.


Tem muitos beneficios em termos físicos e psicológicos. Numa das fases em que supostamente iria até ao fim com a minha alimentação correcta e actividade física regular, decidi fazer caminhada, pois não existem horários impostos, não se tem que pagar para praticar, não envolve equipamento específico, existem vários locais onde se pode fazer... e para além disso, estava com muito peso e não queria ir ao ginásio ou piscinas (complexos sem motivo, que felizmente já não tenho). Por isso, nada melhor que a caminhada...


O objectivo era fazer caminhada todos os dias. Tinha 110Kg. Comecei com 20 minutos de marcha não muito rápida. Nos dias seguintes consegui ir até aos 25 minutos sem me cansar muito, acelerando a marcha. Um dia (ainda dias depois de ter começado) decidi fazer 40 minutos de marcha rápida. No dia seguinte estava completamente de rastos hehehe. Tive orientação de uma profissional de educação física que me aconselhou a ir com mais calma. Então comecei a fazer 30 minutos. Quando senti que podia puxar um pouco mais, continuei nos 30 minutos, mas aumentei o ritmo da passada. E a pouco e pouco fui evoluindo. Com cento e poucos quilos, chegava a fazer 5Km em 1 hora quase todos os dias (pelo menos 5 vezes por semana). Os resultados foram espectaculares. Bem mais resistente a nível cardiovascular, mais flexível, mais bem disposta e cada vez mais motivada e disciplinada.. Imaginem, isto tudo com uma coisa tão simples como a caminhada! Emagreci 10Kg durante esse período.


Cada vez há mais pessoas a fazer caminhada. Em termos sociais também é muito interessante porque há oportunidade de conhecer pessoas que fazem o mesmo, formando-se por vezes grupos e é uma motivação.


Acabei por voltar a engordar porque deixei a actividade física e desregulei-me em relação à alimentação.


Agora vou ao ginásio, por motivos que não me permitem fazer caminhada com frequência, senão teria continuado com certeza!


Pensem na caminhada, é um bom começo para quem quer perder peso!




Tenham uma óptima semana...


Bjs


6 comentários:

Algodão Doce disse...

Olá!
Gostei dessa palavra "desmame", fartei-me de rir :)
Até porque aqui passa-se o mesmo, temos de ir aos poucos depois de uma quadra onde foi ´só paparoca da boa!!

Fazes muito bem em entrar na rotina do Gym.
Eu pelo menos isso não páro, menos mal!!

Beijinhos doces e boa semana!
Algodão Doce

luxas disse...

Eu apenas faço caminhadas, faço uma hora por dia, mas não sei bem quantos quilometros ando. O certo é que me sintom muito melhor em termos fisicos e psicologicos.

Vamos esperar pelos resultados.

Beijos

Anabela disse...

Cá estou amiguinha...

Oi minha linda

A erika precisa mesmo de se manter no nosso pensamento para que tudo dê certo, dentro do que é possível.
Chegou a um patamar em que a medicina veterinária não tem mais resposta, por isso vamos enchê-la de mt carinho, amor, e esperar que o dia em que parta seja longe, muito longe mesmo.
Ela está dentro do possível bem. Quem olha pra ela, tirando a "coxice" diria que não tem nada, mal parece que tem aquela maldita bomba relógio, mas vamos ter fé e serenidade para que possamos transmitir-lhe para alem do amor, que estamos bem também...pk ela entende td!
A minha RA está mt bem...com os nervos, perdi o apetite, como porque tenho que comer.
Mas não te preocupes, bicho mulher aguenta tudo e logo estarei melhor!
Tudo de bom pra ti!
lembra-te que tenho mt orgulho em ti
Beijos cheios de carinho

Anónimo disse...

Oi obrigada pela visita! Estarei sempre te visitando tb! A caminhada é mesmo a melhor saída para quem está muuuito acima do peso e sem enhum ritmo. Falo pq tb comecei assim! Te desejo mais força e determinação... sabe que vou fazer a pergunta que vc fez aqui no seu blog, lá no meu... o que eu faria se acordasse magra amanhã??? Sabe que não sei responder... dizem que é muito importante a gente conseguir se imaginar assim... ajuda muito no emagrecimento! BJÃO PRA VC

A Borboleta disse...

Seus post são consciente,maduros,,,,obrigada beijos

A Borboleta disse...

Seus post são consciente,maduros,,,,obrigada beijos