terça-feira, 18 de novembro de 2008

O que tento fazer...

Olá!!! Não tenho tido muito tempo para vir ao blog escrever... de facto, há quase um mês que criei o blog e que escrevi a primeira mensagem... que vergonhaaaaa!
Muito obrigada pelos comentários! Vocês são super queridas! Muita força para vocês também! O importante é nunca desistir e querer mesmo (!!!) emagrecer.
Já faz quase um mês que criei o blog e tinha 106 Kg. Agora tenho 104Kg. Não é mau, mas podia ter perdido mais peso. É que andei a cometer uns excessos. Mas pelo menos não aumentei, o que já é muito positivo!
Depois de tantos anos, tantas dietas (umas com acompanhamento, outras sem), tanto sofrimento e tanta indisciplina, decidi descobrir por mim um método que resulte comigo. Porque muitas coisas não resultaram. E tudo porque acabava por desistir, não tinha motivação para ir ao ginásio e houve momentos em que achei que nunca ia conseguir. (olhem para mim a falar, até parece que já perdi o peso hehehe) Mas a atitude é que conta e espero que desta vez dê resultado! O que eu estou a fazer é não me privar... quero dizer, eu não excluí nenhum tipo de alimento. Por exemplo, se me apetecer bolo de chocolate, como apenas uma fatia. Durante essa semana tenho cuidado para não comer mais doces (evitando sentir que me estou a privar muito, apenas tou a tomar a melhor opção para cuidar de mim). Caso coma mais doces nessa semana, procuro aumentar a actividade física, mas tudo sem me sentir culpada e sem pressa, pois para chegar a este estado também demorou tempo. Isso foi uma coisa que também tive que me mentalizar, pois aquilo que eu queria eram resultados rápidos. Pode parecer ridículo, mas é verdade. Não quero estabelecer metas. Continuando... Bom, ao não me privar de certas coisas, não quer dizer que não tenha cuidado com a alimentação! Por exemplo:
Cozinho com pouquissíma gordura e uso apenas azeite para cozinhar
No início do almoço e jantar como sopa com pouca batata
Faço cerca de 6 refeições por dia
Tento comer 2 ou 3 peças de fruta por dia
Tudo o que puder comprar mais magro ou sem açucar compro (se bem que não sou grande adepta de adoçantes e prefiro às vezes não por nada)
Tento ser moderada nas quantidades
Tenho atenção ao índice glicémico dos alimentos
Tenho atenção também ao tipo de alimentos que como e nas proporções certas

Neste momento não estou com acompanhamento de Nutricionista, mas mais para a frente quero ter. Primeiro ainda estou preocupada com manter a motivação e empenhar-me em levar o projecto adiante. Não quero estar a cumprir um plano ainda, pois para mim é muito fácil desistir. por isso mantenho o compromisso comigo mesma! Isto claro, porque já fui ao médico e está tudo ok e porque tenho alguns conhecimentos de nutrição.

Outra coisa em que tenho procurado trabalhar é a auto-estima. Coisinhas simples como andar mais arranjada, cuidar muito bem da pele, cabelo, etc. Para ver se começo a gostar mais do que vejo no espelho. Trabalhar a auto-estima agora e não pensar que a vou ter apenas quando emagrecer. É uma coisa que vem de dentro para fora! Motivação para ir ao ginásio? Procurei meter na cabeça que é o momento em que cuido de mim, em que me ponho em primeiro lugar e que tal coisa tem que ser prazerosa e não pode ser um sacrifício.

Claro que não tem sido assim tão linear...

Muita força!!! Nada é impossível!

Sem comentários: